A audição pode ser considerada como uma capacidade de extrema importância para a comunicação entre as pessoas, garantindo a participação na sociedade em que vivemos.
Perda auditiva é a diminuição da audição que produz uma redução na percepção de sons e dificulta a compreensão das palavras. A dificuldade aumenta com o grau da perda auditiva, que pode ser leve, moderada, severa e profunda.
Quando existe uma perda auditiva, o que ocorre na grande maioria dos casos é um isolamento dos indivíduos que a apresentam, sendo que estes muitas vezes são vistos como incapazes de desempenhar determinadas funções devido à presença deste problema.
Já a surdez é a ausência total da audição, ou seja, a pessoa surda não ouve absolutamente nada.
CUIDADOS COM A AUDIÇÃO
Cera ou cerume na orelha
A pele do canal externo da nossa orelha produz constantemente cera, que tem função de proteção do canal. Por vezes uma grande produção forma uma “rolha” que tampa o conduto auditivo externo. A cera é facilmente retirada pelo médico otorrinolaringologista.
Perfurações timpânicas
A membrana do tímpano é um dos responsáveis pela captação e transmissão do som para a orelha interna. Infecções ou traumas podem perfurá-la e prejudicar a audição. Pequenas cirurgias recuperam o tímpano.
Otite secretora
Resfriados, gripes, alergias nasais, infecções da garganta, sinusites e otites, podem fazer com que a secreção permaneça dentro da orelha. Esta secreção prejudica a audição. Nestes casos procure o médico otorrinolaringologista.
Corpos estranhos
Muitas vezes as crianças colocam objetos dentro da orelha e não falam nada, estes objetos estranhos podem causar infecções. Qualquer suspeita que você tenha, leve-a ao médico especialista para que possa fazer a remoção.
DICAS PARA A PREVENÇÃO DE PERDA AUDITIVA:
· Não limpe ou coce o ouvido com a unha ou qualquer objeto. Para enxugá-lo, use a ponta do dedo envolvido em uma toalha.
· Trate corretamente (com orientação de um médico) as gripes e outras infecções, como também as dores e purgações no ouvido.
· Não coloque objetos estranhos no ouvido.
· Se trabalhar em ambiente de muito ruído, use protetor de ouvido.
· Exposição excessiva a ruídos, tais como: armas, aeronaves, cortadores de grama, cinemas, shows, boates e mp3 players podem causar danos auditivos permanentes.
· No dia-a-dia, tente ouvir o MP3 num volume agradável. Nada de exageros. Uma dica é poder ouvir alguém conversando mesmo com o aparelho ligado.
· Procure a ajuda de um fonoaudiólogo para fazer um exame de audiometria e detectar alguma dificuldade auditiva.
CUIDADOS PARA FACILITAR A CONVERSAÇÃO DE QUEM TEM DIFICULDADES EM OUVIR OU COMPREENDER O QUE FOI DITO:
· Fique de frente, as pessoas que tem problemas de audição aprendem a ler os lábios e a face de quem está falando.
· Fale devagar, a boa dicção é fundamental. O importante para a pessoa com deficiência auditiva é acompanhar a conversação;
· Fale claro, não coloque as mãos diante dos lábios;
· Caso você note que a pessoa esteja insegura sobre o que foi dito, fale novamente, usando palavras similares, ao invés de repetir palavra por palavra;
Dicas de Diogo Mello Rodrigues
Fonoaudiólogo – CRFª 7-9604